quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Balanço de 2012

Caros sócios e amigos dos Veteranos:

Estamos a chegar ao fim do ano de 2012, um ano que marca, de certa forma, o crescimento sustentado desta jovem Associação.

Este ano é marcado sobretudo por duas situações de maior destaque: a viagem à Alemanha e a sede.

Foi um facto marcante a nossa deslocação em Junho a Oberwolfach em plena Floresta Negra Alemã a convite do alcobacense Vítor em retribuição à visita que os Veteranos do Oberwolfach nos haviam feito em 1998.
Esse feito foi amplamente noticiado nos orgãos de comunicação social locais e é do conhecimento público que fomos exemplarmente recebidos pelos nossos conterrâneos, mas não só, pois também os alemães nos receberam de forma calorosa.
Acompanharam-nos, tal como já havia acontecido em 2011 aquando da nossa deslocação a Estocolmo, alguns dos nossos amigos: o dr. Arnaldo Homem Rebelo, o José Timóteo Matos, o José Marques, os médicos Dr. José Gomes e Dr. Diogo, o António José Henriques e o José António Paiva.

Continuámos a realizar os nossos convívios entre todos os sócios e alguns patrocinadores e amigos, sempre que possível, ora assando um "belo" dum javali, ora umas deliciosas sardinhas. Este ano assámos um javali aquando do jogo com o SECA PIPAS a contar para a época 2011/12 e no final da época assámos um porco preto oferta do nosso colega Álvaro António.


Relativamente ao dossier "SEDE":

Outro facto marcante foi a assinatura, em Setembro, de um protocolo com o Município de Alcobaça em que este nos cedeu uma sala no Mercado de Alcobaça onde, a partir dessa data, passou a funcionar a nossa sede social.
Com a cedência do espaço, acabaram, assim, as Assembleias Gerais em restaurantes e no mês de Outubro já pudemos realizar uma Assembleia Geral Extraordinária na privacidade do nosso lar!
No nosso lar colocamos uma máquina de café e comprámos um frigorífico e instalamos a SportTV. Já possuímos algum conforto para nos reunirmos a ver um bom jogo de futebol.
No entanto, um longo caminho há ainda a percorrer. O próximo passo é arranjar mobiliário que substitua o que lá se encontra, pois esse tem dono que mais cedo ou mais tarde o irá reclamar.


Este ano de 2012 marca também o desaparecimento prematuro do nosso amigo Arnaldo, o advogado Arnaldo Homem Rebelo, em cujo escritório anteriormente estava domiciliada a nossa sede e a quem nós devemos precioso contributo dado na questão da sede junto da edilidade.
Para além deste reconhecimento público pelo papel desempenhado pelo dr. Arnaldo, temos a agradecer ao elenco camarário esta cedência, sobretudo ao sr. Presidente dr. Paulo Inácio e o sr. Vereador do Desporto José Vinagre, cujo interesse e intervenção pessoal  de ambos permitiu que este objectivo fosse atingido.
Publicamente, e ainda no domínio do dossier "sede", é também meu dever enaltecer o contributo inexcedível do atleta Rui Alexandre e, pela sua sempre presente disponibilidade, do meu Vice-Presidente Jaime Correia.


Recentemente, aquando da inauguração da sede, contámos com as presenças do sr. Presidente do Município dr. Paulo Inácio, do sr. Presidente da Assembleia Municipal dr. Castelhano, do sr. Vereador do Desporto José Vinagre, por ausência por motivos de saúde da srª. Presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça Dª Manuela Pombo do sr. Secretário da Junta de Freguesia de Alcobaça José Luis Silvério e do Vogal Nelson Silva, assim como com a presença do sr. Presidente da Direcção do Ginásio Clube de Alcobaça Manuel Delgado, entre outras individualidades.
No jantar convívio estiveram também presentes 4 elementos que faziam parte do plantel do Nosso Ginásio que há 30 anos e meio subiu à 1ª Divisão Nacional, o "capitão" Alberto Manuel, o Álvaro Fernades, o Paulo Silva e o incontornável Dedeu, assim como um dos médicos do clube nessa época de 1981/82, o Dr. José Gomes.
Nesse jantar, para o qual foram convidados todos os sócios da Associação, para além de todos os patrocinadores, contámos com a presença, também, de alguns amigos e da equipa do SECA PIPAS de Valado dos Frades, num total de 61 pessoas. Por parte dos nossos patrocinadores ou beneméritos, apenas alguns se fizeram representar, e desde já destaco:
- o Município de Alcobaça
- a Junta de Freguesia de Alcobaça
- a Policlínica da Benedita e a Farmácia Alves da Benedita representadas pelo sr. José António Henriques
- a Jodisarte do nosso colega José Dias
- a Sistema II - Contabilidade do nosso colega dr. Jorge Vieira
Por outros afazeres não puderam estar presentes os representantes da INTERFER, da FEDIMA/RECAUCHUTAGEM 32, da STONE FOREVER, da JULIPEDRA, da MELGAÇO RESTAURAÇÃO, da ARTEATACA, da GENERALI e da QUINTA DO PINHEIRO



Desportivamente:

Desportivamente falando, a época 2011/12 que terminou em Junho já foi bem melhor do que a anterior e a época desportiva de 2012/13, que se iniciou em Setembro, tem-nos corrido muitíssimo melhor do que as anteriores, conforme atesta o mapa abaixo.
Para isso muito contribuiu a forma de jogar e de encarar os jogos e a integração de dois novos atletas com muitos anos de futebol federado e que recentemente terminaram as suas carreiras: o Sérgio Ventura e o Rúben Silva, este último o melhor marcador de sempre do Nosso Ginásio.

Temos a registar, quando nesta altura levamos 40% da época desportiva de 2012/13 decorrida, que levamos um saldo francamente favorável de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e 18 golos marcados contra 16 sofridos.


Neste momento o melhor marcador da equipa é o inevitável Rúben com seis golos, seguido do Sérgio Ventura com 4. Com 2 golos aparecem o Zé-Tó Carvalho e o Enderson Domingos.
Eu, que devido à lesão do Apolinário estou como único guarda redes do grupo desde o 2º jogo, levo 15 golos sofridos, graças ao trabalho solidário da equipa, que tem defendido quase sempre muito bem, dando poucas oportunidades aos adversários de rematarem à baliza que defendo.

Na minha opinião, no plano desportivo, o meu Vice-Presidente Jaime Correia tem feito um excelente trabalho na condução da equipa e, no plano extra-desportivo, na ajuda que me tem dado nos aspectos burocráticos e de logística, assim como o meu Tesoureiro Jorge Carmo, que tem sido desde o início deste mandato o responsável máximo pelas contas e que conta com a minha total confiança a todos os títulos. Tenho sido um privilegiado por ter na Direcção que presido estes dois Homens.
Tenho, também, sido um privilegiado por ter a colaboração de TODOS os Veteranos, uns de forma mais presente e empenhada do que outros, mas todos puxando no sentido do enaltecimento desta nossa Associação, do nome de Alcobaça e do Nosso Ginásio.

Muito mais haveria a dizer, espero não me estar a esquecer de ninguém e  espero seriamente que ninguém se sinta injustiçado por não ver neste meu texto os seus esforços reconhecidos.

Votos de um santo Natal e de um próspero ano novo,
Nuno Sousa - Presidente da Direcção


sábado, 15 de dezembro de 2012

Jogo com o Pinheiro de Loures

Sábado, 15 de Dezembro - 17h00
 Pinheiro de Loures

Resultado: Sporting Pinheiro de Loures 1 - Veteranos Ginásio 1

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Paulo Peça
CD: Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Abel
MC: Carvalho
MC: Marco
ME: Vítor Semião
AA: Sérgio Ventura
AA: Zé-Tó
Resultado 1ªparte: 1-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Paulo Peça
MD: João Batalha
MC: Carvalho
MC: Sérgio Ventura
ME: Jorge Carmo
AA: David Mariano
AA: Enderson
Resultado 2ª parte: 0-1 (Enderson)

 Após 10 dias de chuva intensa, que inclusive ditou o adiamento de alguns jogos, foi com alguma apreensão que encaramos esta deslocação a Loures. No entanto, assim que passámos a zona de Rio Maior a chuva parou e pudemos constatar que na região de Lisboa não havia chovido durante o dia de sábado, pelo que o sintético do Pinheiro de Loures se encontrava seco.
Encontrámos um clube humilde e gente que nos recebeu muito bem. O convívio iniciou-se ainda antes do jogo.
O campo é um pouco estreito, a distância entre as linhas de grande área e as linhas laterais rondará os 3 metros, o que torna o jogo todo muito mais compacto.
Para este jogo contámos com 16 elementos, pelo que a alguns foi exigido um esforço suplementar...
O jogo começou como de costume com muita luta pela posse de bola, sobretudo no meio campo, também fruto da tal largura do campo. Tal como já tinha-mos tido possibilidade de constatar no 1º jogo, o Pinheiro de Loures tem uma bela equipa, constituída por alguns jogadores bem encorpados, rápidos e que trocam muito bem a bola.
A 1ª jogada de perigo é nossa, com o Sérgio Ventura a isolar-se e à saída do GR tenta o chapéu, indo a bola cair em cima da rede da baliza. Depois, um remate já dentro da área que sai a rasar ao poste...
A 1ª jogada de golo do Pinheiro de Loures acontece já a meio da 1ª parte, quando um avançado se isola e remata, defendendo o Nuno para o seu lado direito, sendo a bola recuperada por um adversário que cruza para o mesmo avançado rematar novamente mas mais em jeito e fora do alcance do Nuno, indo a bola embater no poste e cruzando toda a linha de golo...
O golo do Pinheiro de Loures surge após mais uma rápida jogada de ataque, com o jogador a entrar pela área junto à linha de fundo, centrando rasteiro, o Nuno lançando-se à bola e quando a encaixava nas mãos, eis que surge o jogador do Pinheiro de Loures a pontapear a mão direita do Nuno e a bola segue devagarinho para dentro da baliza! O árbitro diz que não viu, o Nuno protesta e mostra as costas da mão com a marca da biqueirada e já a inchar, mas o golo estava validado... Tudo bem, gente simpática e educada, mas a bola estava na mão do GR e a marca do pontapé estava lá!
Mais uma ou outra jogada de perigo junto a ambas as balizas, com o GR do Pinheiro de Loures sempre em grande destaque e o Nuno fisicamente inferiorizado.
Uma primeira parte de muito boa qualidade de ambas as equipas.

A 2ª parte foi um grande jogo de futebol! Este ano temos sido uns privilegiados, pois temos apanhado equipas que jogam bem e que se preocupam em jogar à bola e muito pouco com quezílias ou contestar a arbitragem. Foi uma grande partida de futebol!
O Pinheiro de Loures continuou na sua senda de lançamentos para os avançados e nós com um futebol mais apoiado, mas muita disputa de bola a meio do campo. Volta e meia o David Mariano lá pegava na bola e criava uns desequilíbrios, mas que invariavelmente acabam por se perder na defesa ou saia remate alto!
Na equipa do Pinheiro de Loures há a registar a saída de dois jogadores influentes devido a maselas próprias do piso, o que de certa forma enfraqueceu um pouco a equipa.
Até ao empate, decorriam uns 30 minutos da 2ª parte, o Nuno ia sendo um mero espectador, limitando-se a recolher bolas e a desfazer cruzamentos...
Após o empate o Pinheiro de Loures tentou chegar novamente à vantagem e desguarneceu um pouco mais a sua defesa, o que ocasionou alguns calafrios ao seu bravo guardião. A coisa de 2 minutos do final do jogo, este faz a defesa do jogo, indo buscar um remate rasteiro à entrada da área junto que entraria junto à base do seu poste direito.

O jogo terminou empatado, um resultado que se aceita, embora ambas as partes tudo tenham feito para vencer. Foi um grande jogo de futebol.
A lamentar apenas a lesão do "Pica", jogador do SC Pinheiro de Loures, que torceu um pé e do Nuno, que saiu com uma micro-ruptura muscular e com a mão direita inchada. Supomos que não se trata de nada que não seja rapidamente recuperável.

Na 3ª parte novo empate! Na 3ª parte nós costumamos ganhar com avanço, mas estes nossos companheiros do Pinheiro de Loures são do mesmo calibre! Comeu-se e bebeu-se, rejubilou-se com o golo do adversário do Benfica, da mesma forma que já antes o mesmo tinha acontecido com o penalty do Wolfsvinkel, se é assim que se escreve esse nome, mas compreende-se bem mesmo que esteja mal escrito.

São Pedro ajudou-nos e na viagem de volta também não tivemos chuva.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Jogo com os Seca Pipas

Sábado, 1 de Dezembro - 180h00
Alfeizerão - (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Seca Pipas 3

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Afonso Pimentel
CD: Enderson
DE: Álvaro António (Zé Borrego)
MD: João Batalha (Marco Crisóstomo)
MC: Carvalho
MC: David Mariano
ME: Jorge Carmo
AA: Rui "isqueiro"
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 0-1

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Paulo Peça
CD: Alberto
CD: Paulo Silva (Abel)
DE: Zé Borrego (João Borrego)
MD: Vítor Semião
MC: Marco (António Pinheiro)
MC: Sérgio Ventura
ME: Álvaro (Tó Zé "pinhão")
AA: Rúben
AA: Zé-Tó
Resultado 2ª parte: 1-2 (Rubén)

Este dia era, para nós, um dia muito especial, por três razões:
1ª qualquer dia de jogo é uma ocasião especial, mas jogar contra malta amiga é muito especial
2ª após o jogo iria-mos inaugurar oficialmente a nossa sede
3ª contava-mos com a presença de 3 jogadores que há 30 anos integravam o plantel do Ginásio que subiu à 1ª Divisão nacional: o Paulo Silva, o Álvaro e o "capitão" Alberto.



O jogo começou meia hora após a hora prevista, pois antes desenrolou-se um Concha Azul vs Campo, também em veteranos.
O Seca Pipas é uma equipa muito organizada e agora arranjaram um guarda-redes a sério (ha ha ha ha ha, oh Caica, toma e embrulha, ha ha ha ha)... Deixe-mo-nos de brincadeiras!
O jogo sempre muito repartido, muito trabalhado, o Seca Pipas joga muito em lançamentos para as costas da defesa.
Um mau passe na nossa defesa isolou o avançado do Seca Pipas, que não esperava tal presente, mas o Nuno opôs-se bem.
Uma jogava individual (não sabe jogar de outra forma!) do Rui "isqueiro", sabe-se lá como acabou por cruzar apertado já dentro da pequena área para o Jorge Vieira, que também dentro da pequena área atira ao lado!!! Nesta altura já o "isqueiro", numa das sua jogadas individuais, tinha atirado à barra.
Num livre directo o Nuno defende para o lado e surge isolado um jogador adversário a empurrar a bola para a baliza. Nunca ninguém se lembra de dar cobertura ao GR!!!
Noutro livre directo a bola bate por cima da barra da nossa baliza, mas o Nuno estava a controlar.
Do lado de lá, mais uma bola no poste.
O resultado da primeira parte tem que se aceitar, pois acenta que nem uma luva a velha máxima de que quem não marca, sofre!

Na segunda parte muitas mexidas na equipa, sectores desligados, muitos passes laterais na defesa, muitos passes transviados, em que um deles deu golo, os sectores muito afastados, montes de espaço para o Seca Pipas jogar como gosta, etc... Mauzinho!
Nem começámos mal, com o Rúben a empatar o jogo.
Mas depois, um mau passe, pouca gente a defender, 2 jogadores do Seca Pipas sem marcação à entrada da área e um deles rompe pela àrea só com o Nuno pela frente e por detrás dele uma baliza enorme... Golo, claro! Nuno para um lado, bola para o outro!!!
Nós bem tentava-mos, mas as coisas não saiam e o Seca Pipas sempre muito bem organizado, até que um mau alívio junto à linha de fundo e a insistência do avançado do Seca Pipas, deram num grande golo, daqueles que faz levantar um estádio! O Nuno ainda se esticou, mas o remate cruzado levava selo de golo, levando a bola a embater no porte junto ao ângulo superior direito antes de entrar.
Nós podia-mos ter feito mais um golo, pois tornámos a ter uma bola no ferro e algumas jogadas de muito perigo, mas não era a nossa noite...

De seguida rumá-mos à sede para, com a presença do senhor Presidente do Município, do senhor Vereador do Desporto, alguns membros da Junta de Freguesia e do senhor Presidente da Direcção do Ginásio, proceder-mos à inauguração da sede.





A terceira parte foi do melhor, desta feita no restaurante "Corações Unidos", ali paredes meias com o Mosteiro. 61 pessoas a jantar! Não é todos os dias que podemos contar com as presenças do Presidente do Município dr. Paulo Inácio, do Vereador do Desporto José Vinagre, do Presidente da Assembleia Municipal dr. Castelhano, do Secretário da Junta de Freguesia José Luis Silvério e do Vogal Nelson, do Presidente da Direcção do Ginásio Manuel Delgado e, claro está, de 4 dos elementos e de um dos médicos que constituíam o plantel do Ginásio há 30 anos aquando da subida à 1ª Divisão Nacional.



Ambiente espectacular! Muitos discursos, muitos agradecimentos e muitas palmas!



sábado, 17 de novembro de 2012

Jogo com o Concha Azul

Sábado, 17 de Novembro - 180h00
Alfeizerão - (Alcobaça)

Resultado: Velhas Guardas Concha Azul 0 - Veteranos Ginásio 2

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Aníbal
CD: Enderson
DE: Álvaro António
MD: David Mariano
MC: Carvalho
MC: Sérgio Ventura
ME: Jorge Carmo
AA: Rui "isqueiro"
AA: Zé Tó
Resultado 1ªparte: 0-1 (Zé Tó)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Paulo Peça
CD: Carvalho
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: João Batalha
MC: Marco
MC: Sérgio Ventura
ME: Tó Zé "pinhão"
AA: Jorge Vieira
AA: David Mariano (Vítor Semião)
Resultado 2ª parte: 0-1 (Sérgio Ventura)

Mais uma partida de futebol com os nossos amigos de S. Martinho do Porto, desta feita em Alfeizerão, no novíssimo sintético.
Céu muito negro a anunciar tempestade e vento norte muito forte.
O vento fez com que o jogo fosse muito complicado para ambas as equipas, pois ambas tiveram que jogar meia parte contra o vento forte e outra meia a favor. Se jogar contra faz a bola parar, jogar a favor faz a bola correr demais. Ambas as equipas sentiram muitas dificuldades em atacar, quer contra o vento, quer a favor e as jogadas perdidas foram mais do que muitas.
Todo o jogo foi muito repartido, muita luta a meio campo.

Na 1ª parte acabamos a vencer com um golo do Zé Tó carvalho, de cabeça na sequência de um pontapé de canto, a escassos minutos do final da 1ª parte.

No início da 2ª parte, poucos minutos após o recomeço, num livre lateral, surge o Sérgio Ventura ao 2º poste a elevar-se mais alto do que toda a gente e a marcar.
Nós, jogando contra o vento e a ganhar por 2-0, demos prioridade à posse de bola e fomos conseguindo resistir às investidas do Concha Azul e ultrapassamos bem os 8 minutos e meio de descontos dados pelo árbitro.
De assinalar uma perdida incrível do Jorge Vieira que isolado em frente ao guarda redes atirou ao lado e que durante todo o jogo o Concha Azul não dispôs de uma única ocasião clara de golo, mesmo tendo uma bola no poste perto do final do jogo, num remate de longe e de ângulo difícil em que o Nuno estava encostado ao poste a controlar a trajectória. Na maior parte do jogo o Nuno foi um mero espectador e a isso muito se deve o trabalho incansável e o colectivismo de toda a equipa.

A 3ª parte foi no restaurante O Cortiço e, como de costume, excepcional.

sábado, 3 de novembro de 2012

Jogo com o 22 de Junho / Amôr

Sábado, 03 de Novembro - 15h30
Quinta do Pinheiro - Maiorga (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 2 - Veteranos 22 Junho/Amôr 2

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Aníbal
CD: Afonso Pimentel
DE: Zé Borrego
MD: David Mariano
MC: Carvalho
MC: Sérgio Ventura
ME: Jorge Carmo
AA: Rui isqueiro
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 1-0 (Sérgio Ventura)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Enderson
CD: Abel
CD: Afonso Pimentel
DE: Álvaro António
MD: João Batalha
MC: Rúben
MC: João Borrego (Sérgio Ventura)
ME: Paulo Peça
AA: Tó-Zé "pinhão"
AA: Zé-Tó
Resultado 2ª parte: 1-2 (Rúben 2-0)

Tempo chuvoso, terreno pesado.

1ª parte de muito trabalho para ambas as equipas. Dispusemos de várias oportunidades  do golo, ao passo que o adversário não dispôs de nenhuma.
O golo surge já a 1ª parte ia bem adiantada.

Na 2ª parte, em que apenas se mantiveram o Nuno e o Afonso, entrámos bem, com o Rubén a facturar numa jogada simples.
Depois tudo se complicou, muito nervosismo, jogadas perdidas e com o inevitável penalty da ordem, convertido para o centro da baliza!
Já faltavam poucos minutos para acabar o jogo quando o 22 de Junho/Amôr empatou, na sequência de um pontapé de canto (jogada inacreditável no nosso ataque acaba em canto contra nós!!!), um remate à entrada da área e a bola a entrar junto ao poste direito da baliza, com o Nuno ainda a tocar na bola...

Aceita-se o resultado, não pelas ocasiões de golo criadas pelo 22 de Junho/Amôr, pois ao longo de todo o jogo o Nuno apenas defendeu duas bolas, mas pela forma como trabalharam e pelas ocasiões de golo por nós desperdiçadas.
O 22 de Junho / Amôr possui uma boa equipa, tem vários jogadores de bom porte atlético que se adaptaram bem às condições do terreno. Trocam bem a bola e jogam limpo. Não existiu qualquer quezília durante o jogo e até a forma como discordaram 2 ou 3 vezes das decisões da arbitragem foram sempre de grande correcção.

Excelente 3ª parte, no restaurante da Quinta do Pinheiro.
No sorteio, facto inédito, a garrafa saiu a quem tirou a sorte - o presidente do 22 de Junho / Amôr.

sábado, 20 de outubro de 2012

Jogo com os Veteranos do Bombarral

Sábado, 20 de Outubro - 18h30
Casal do Urmal  - Bombarral

Resultado: Veteranos Bombarral 1 - Veteranos Ginásio 3

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: João Batalha
MC: Abel
MC: Marco
ME: João Borrego
AA: Rui isqueiro
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 1-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Enderson
CD: Abel
CD: Afonso Pimentel
DE: Álvaro António
MD: Jorge Carmo
MC: Carvalho
MC: Sérgio Ventura
ME: João Borrego
AA: David Mariano
AA: Zé-Tó
Resultado 2ª parte: 0-3 (Sérgio Ventura, David Mariano e Zé-Tó)


Campo de jogos do Urmal. Excelentes condições. Sintético com alguns anos, mas em estado novo.
Tempo seco, alguma aragem e humidade ao cair da noite.
O jogo começou com algum atraso, pois o Bombarral não dispunha de elementos suficientes. O jogo iniciou-se com um jogador de campo na baliza, pois o GR só chegou já com o jogo a decorrer. Nessa altura o Bombarral só dispunha de 12 elementos, chegaram mais 3 ou 4 no decurso do jogo. Ficamos depois a saber que estavam alguns elementos do grupo num casamento.
Para o Bombarral foi pena, porque é uma equipa que troca bem a bola, joga e deixa jogar, faz poucas faltas e de grande correcção, mas que se notou alguma quebra física na 2ª parte.

Entrámos no jogo a trocar a bola, mas faltou alguma ligação. Algum excesso de individualismo fez com que muitas das jogadas se perdessem, assim como alguns lançamentos longos, a pedirem menos 20 anos nas pernas da rapaziada...! O Bombarralense tentava acercar-se da nossa baliza sempre em jogadas de envolvimento rápido.
Fizemos o primeiro remate já havia mais de 15 minutos de jogo, já o Bombarral tinha 3 remates, 2 encaixados pelo Nuno e um no poste! As jogadas perdidas sucediam-se!
Até que lá pelos 30 minutos surge o inevitável livre directo à entrada da área e o golo do Bombarralense...
Logo de seguida um avançado do Bombarralense recebe a bola livre de marcação já dentro da área, o Nuno sai na mancha e bola a estoirar na barra, tocando ainda ao de leve nos dedos...

A 2ª parte foi algo idêntica à primeira. Muita troca de bola por parte das duas equipas, com o nosso jogo de ataque a fluir de forma diferente. Todos os golos surgem em jogadas rápidas e cruzamentos laterais.
O Bombarralense foi sempre perigoso, mas nos últimos 15 minutos notou-se uma certa quebra.
Nós fizemos o empate já havia uns 20 minutos de jogo e a partir daí tivemos um maior ascendente.

Boa arbitragem, sem problemas, pois ambas as equipas foram de grande correcção, souberam-se respeitar e souberam respeitar ao árbitro.

Uma 3ª parte impecável, um belo repasto no Sanguinal em ambiente de grande confraternização.

sábado, 6 de outubro de 2012

Jogo com as VG do Beneditense


Sábado, 06 de Outubro - 17h00Quinta do Pinheiro - Maiorga

Resultado: Veteranos Ginásio 5 - VG Beneditense 4

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD:Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Jorge Carmo
MC: Sérgio Ventura
MC: Rúben
ME: João Borrego
AA: David Mariano
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 3-0 (Rúben 2 e Jorge Vieira)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Tó 5' (Enderson)
CD: Abel
CD: Afonso Pimentel
DE: Zé Borrego
MD: João Batalha
MC: Marco
MC: Rúben
ME: Paulo Peça
AA: Rui "isqueiro"
AA: Sérgio Ventura
Resultado 2ª parte: 2-4 (4-2 Sérgio Ventura; 5-4 Enderson)

Bom tempo, relva um pouco alta.
Bom jogo de futebol, com duas partes distintas.
Na 1ª parte fomos superiores mas não tanto como e o resultado demonstra, pois o Beneditense também criou ocasiões de perigo e teve uma bola na base do poste e outra na barra.
Na 2ª parte o Beneditense entrou melhor, mais fresco e aos 5 minutos o resultado já estava em 3-2!
De salientar que falhámos mais um pontapé de grande penalidade, desta feita por Rui "isqueiro" e que à beirinha do fim o Beneditense empatou e mesmo a acabar uma "charutada" do Enderson carimbou a vitória.
A 3ª parte foi do melhor, com 43 elementos no jantar.

sábado, 22 de setembro de 2012

Jogo com os Veteranos do S.C. Pinheiro de Loures

Sábado, 22 de Setembro - 17h00
Quinta do Pinheiro - Maiorga

Resultado: Veteranos Ginásio 2 - Veteranos Pinheiro de Loures 1

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Enderson
CD: Carvalho
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: David Mariano
MC: Jaime (Marco 30')
MC: Ruben
ME: Jorge Carmo (Álvaro 35')
AA: Rui isqueiro
AA: Sérgio Ventura
Resultado 1ªparte: 1-0 (Rúben)

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Pimentel
DE: Álvaro
MD: João Batalha
MC: Marco
MC: João Borrego
ME: Paulo Peça
AA: Jorge Vieira
AA: Zé-Tó
Resultado 2ª parte: 1-1 (2-1 João Borrego)

Céu claro, com algumas nuvens já a antever a noite de chuva que aí vinha e muito calor...
Bom jogo de ambas as equipas, muito equilibrado e correcto. Os nossos companheiros do Pinheiro de Loures trocam muito bem a bola, estão ali para jogar à bola e não para criar problemas de atitude.
O resultado aceita-se, assim como a arbitragem. Ambas as equipas dispuseram de algumas boas oportunidades. Nós desperdiçamos uma grande penalidade na 2ª parte pelo Peça.
Terceira parte do melhor. Ambiente de salutar camaradagem. Pessoal 5 estrelas.


sábado, 8 de setembro de 2012

Jogo com os Veteranos do Régua FC

Sábado, 08 de Setembro - 17h30
Peso da Régua

Resultado: Veteranos Régua FC 4 - Veteranos Ginásio 2

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Jorge Carmo
MC: Marco (David 35')
MC: Carvalho
ME: João Borrego
AA: Rui isqueiro
AA: Sérgio Ventura
Resultado 1ªparte: 3-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Enderson
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: David
MC: Rúben
MC: Sérgio Ventura
ME: João Borrego
AA: Rui isqueiro (Pinheiro 60')
AA: Zé-Tó
Resultado 2ªparte: 1-2 (3-1 Rui isqueiro (g.p.); 4-2 Rúben)


Primeiro jogo da época tendo como pano de fundo as belíssimas encostas do Douro vinhateiro.
Calor de mais de 30º, tempo muito abafado a adivinhar a tempestade que se aproximava, pois eram bem visíveis os relâmpagos ao longe e o céu negro que se aproximava.
A tempestade, essa, abateu-se sobre o Peso da Régua pouco passava das 22h, estava-mos nós a atravessar o Douro iniciando a viagem de volta. Dos 300 kms, fizemos mais de 50 sobre chuva torrencial!

Vamos ao jogo!

Este era para nós um encontro especial, pois para além de ser a 1ª vez que iria-mos jogar com os Veteranos do Régua F.C., seria também a 1ª vez que o RÚBEN iria jogar nos Veteranos. Em boa hora conseguimos "fisgar" esta "truta", pois é uma tremenda mais valia para o grupo, onde assentou que nem uma luva. Entrou na 2ª parte e mostrou a sua qualidade: arrancou um penalty logo a começar, efectuou vários remates perigosos e marcou o golo da (esperemos) ordem. Tudo isto a jogar como médio centro!

O jogo começou praticamente a perder, pois o Régua marcou logo nos instantes iniciais, através de um lançamento longo para o avançado que apareceu entre o defesa direito e o central, com este a isolar-se dentro da área e à saída do Nuno a dar para um colega que surgia pelo meio, que apenas teve que empurrar! Ainda o Nuno não havia tocado na bola!!!
O 2-0 surge pouco depois na sequência de uma livre directo (escusado) sobre a linha de área, com a bola a contornar a barreira e o Nuno a só lhe tocar com as pontas dos dedos.
O 3-0... mais um mau alívio, uma atrapalhação e a bola nos pés do adversário que estava à entrada da área e deu para o colega já dentro da área...
Nós atacava-mos, mas não marcava-mos. Os nossos colegas do Régua cada vez que iam à nossa baliza, marcavam!

A 2ª parte trouxe algumas alterações, com as duas mais recentes aquisições, os avançados Sérgio Ventura e Rúben Silva a serem colocados no meio campo, no sentido de aproveitar a sua maior juventude e disponibilidade física.
Logo no início da 2ª parte o Rúben entra pela área adversária pela esquerda e sofre penalty, que o Rui isqueiro converteu.
Continuámos a atacar e a trocar bem a bola, o Rúben muito activo a dinamizar o ataque. Os lances de perigo sucediam-se.
Até que num contra-ataque, um penalty escusado num lance sem qualquer perigo e que estava perdido, deitou tudo a perder. O Nuno lançou-se e ainda tocou na bola... mas ela entrou bem! 4-1!!!
Pouco depois o Rúben vez o 4-2 numa recarga, mas não conseguimos marcar mais... Já não havia tempo nem força!


Não se julgue pelo resultado que fomos dominados ou que nos batemos mal. O resultado é fruto de uma série de erros defensivos. O Nuno defendeu uma única bola, marcou 5 ou 6 pontapés de baliza e apenas efectuou 2 reposições longas. A bola andou quase sempre longe da nossa baliza...

Muito boa arbitragem, isenta e nada caseira. O pessoal também não complicou.

A 3ª parte de excelente convívio. Comemos um belo bacalhau, bebemos um belo vinho caseiro da região e uns belos enchidos, entre outros acepipes.

No dia 15/06/2013 esperamos poder retribuir da mesma forma.


O Sandeman. Terá sido aqui que os Metallica se inspiraram para criar o seu êxito "Enter SANDMAN"?



sábado, 16 de junho de 2012

Jogo na Alemanha

Sábado, 16 de Junho - 18h00
Oberwolfach - Floresta Negra - Alemanha

Resultado: S.V. Oberwolfach 2 - Veteranos Ginásio 2

Equipa 1ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias (Álvaro)
CD: Abel
CD: Carvalho
DE: Zé Borrego (Zé-Tó)
MD: Jorge Carmo (Enderson)
MC: Marco
MC: Jaime (Aníbal)
ME: João Borrego (Peça)
AA: Rui isqueiro (Jorge Vieira)
AA: David Mariano (Nuno Sousa)
Resultado 1ªparte: 0-0

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Peça
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Tó Pinhão (Enderson)
MC: Marco (Pinheiro)
MC: Rui isqueiro
ME: Nuno (João Borrego)
AA: Jorge Vieira
AA: Zé-Tó
Resultado 2ªparte: 2-2 (2-1 Peça; 2-2 Jorge Vieira)

Jogo de retribuição à visita que nos havia feito a equipa de Veteranos do S.V.Oberwolfach em 1999.
Muito calor. Sintético já a acusar algum desgaste.
Todos os elementos iriam jogar, uns mais do que outros. Apenas o Apolinário e o Abel tiveram que jogar todo o jogo.
O jogo foi muito repartido. O Oberwolfach adiantou-se no marcador numa jogada de contra-ataque rápido e fez o 2-0 de livre directo. Nós fizemos o 2-1 mesmo a acabar o jogo e logo de seguida o 2-2.
Resultado justo. Excelente arbitragem com a particularidade de, tal como na Suécia, não haver juizes de linha!









sábado, 9 de junho de 2012

Jogo com o U.D.Alta Lisboa

Sábado, 9 de Junho - 17h00
Lisboa

Resultado: U.D.Alta Lisboa 0 - Veteranos Ginásio 5

Equipa 1ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Álvaro
MC: Carvalho
MC: João Borrego
ME: Jorge Carmo
AA: Rui isqueiro
AA: David Mariano
Resultado 1ªparte: 0-4 (Rui isqueiro 4)

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Paulo Peça
CD: Carvalho
CD: Aníbal
DE: Enderson
MD: Tó pinhão
MC: David Mariano
MC: João Borrego
ME: Zé-Tó
AA: Rui isqueiro
AA: Sérgio Ventura
Resultado 2ªparte: 0-1 (Tó pinhão)

O jogo correu-nos bem. Começámos a ganhar muito cedo e os nossos companheiros da U.D.Alta Lisboa desanimaram. Também já nos aconteceu.

sábado, 2 de junho de 2012

Jogo com o Juventude Castanheirense

Sábado, 2 de Junho - 17h00
Quinta do Pinheiro, Maiorga

Resultado: Veteranos Ginásio 3 - Veteranos Juv. Castanheirense 2

Equipa 1ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Jorge Carmo
MC: Carvalho
MC: Jaime
ME: João Borrego
AA: Rui isqueiro
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 0-0

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Álvaro António
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: João Borrego
MD: Carvalho
MC: Marco
MC: David Mariano
ME: Jorge Carmo (Tó pinhão)
AA: Rui isqueiro
AA: Afonso Pimentel
Resultado 2ªparte: 3-2 (1-0 Rui; 2-1 David; 3-2 Pimentel)

Tempo incerto, choveu pouco tempo antes do jogo.
Jogo muito bem disputado, bem rasgadinho.
O Juventude possui uma bela equipa, uma das melhores que defrontamos esta época.
A 1ª parte foi muito disputada a meio campo, com algumas ocasiões de golo de parte a parte.
A 2ª parte foi mais profíqua, com 5 golos e duas bolas nossas na trave.
3ª parte de grande qualidade no restaurante da Quinta.

sábado, 26 de maio de 2012

Jogo com o Torres Novas

Quinta do Pinheiro, Maiorga
Sábado, 26 de Maio - 17h00

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Veteranos Torres Novas 0

Equipa 1ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: David Mariano
MC: Carvalho
MC: Jaime
ME: Jorge Carmo
AA: Zé-Tó
AA: Sérgio Ventura
Resultado 1ªparte: 1-0 (David)

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Enderson Domingos
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: João Borrego
MD: David (Tó pinhão)
MC: Carvalho
MC: Rui isqueiro
ME: Gonçalo
AA: Jorge Vieira
AA: Sérgio Ventura

Na 3ª parte fizemos uma surpresa ao nosso capitão, que nesse dia completava 64 anos.



sábado, 5 de maio de 2012

Jogo com o Quinta do Conde

Sábado, 5 de Maio - 18h00
Quinta do Conde

Resultado: Quinta do Conde 4 - Veteranos Ginásio 2

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Álvaro
MC: Carvalho
MC: Jaime (Sérgio Ventura 5')
ME: Jorge Carmo
AA: David Mariano
AA: Afonso Pimentel
Resultado 1ªparte: 2-1 (2-1 Carvalho g.p.)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Paulo Silva
MC: Carvalho (Afonso Pimentel)
MC: David Mariano
ME: Gonçalo
AA: Zé-Tó Carvalho
AA: Sérgio Ventura
Resultado 2ªparte: 4-2 (2-2 Sérgio Ventura)


Neste sábado fomos retribuir a visita aos nossos congéneres da Quinta do Conde.
Este jogo teve particular importância por várias razões.
Atendendo à onde de lesões que nos apoquenta e à indisponibilidade de outros elementos por motivos pessoais, sabia-mos de antemão que só dispunha-mos de 12 ou 13 jogadores para enfrentar este jogo.
Assim sendo, procurámos levar alguns elementos extra grupo.
Começamos pelo GONÇALO, cunhado do Jorge Carmo e que nos dá sempre uma boa ajuda na preparação dos nossos eventos gastronómicos.
Antecipámos o recrutamento no que se refere à próxima época e convidámos o SÉRGIO VENTURA para nos acompanhar neste jogo. Em boa hora o fizemos, pois para além de mostrar disponibilidade para nos acompanhar, mostrou desejo de fazer parte do grupo. Óptimo! Trata-se de um elemento com muita experiência e que é, sem margem para dúvida, uma mais valia para o grupo, tal como todos nós podemos comprovar em campo. Marcou um belo golo.
Por fim, no sábado de manhã no facebook o Nuno fazia a antevisão do jogo, quando aparece o PAULO SILVA a manifestar disponibilidade para fazer uma perninha, dado viver na Amora, ali perto da Quinta do Conde. Contámos, assim, também com a presença de um elemento que compunha o plantel do nosso Ginásio há 30 anos na época de 1981/82, aquando da subida à 1ª Divisão e semi-finalista da Taça de Portugal e que nunca havia jogado connosco. Nós, mais jovens, conhecia-mo-lo de vista e dos "cromos". Apenas o Zé Borrego O conhecia pessoalmente. Apesar de estar parado há muitos anos, jogou toda a 2ª parte, a médio direito, e só quebrou na parte final. Notou-se bem que quem sabe nunca esquece. A qualidade de passe estava lá!

Quanto ao jogo em si...
Aos 10 minutos estava-mos a perder 2-0!!! Dois dos 3 únicos remates que o Quinta do Conde fez na 1ª parte direitos à nossa baliza deram golo e o outro o Nuno defendeu para canto!
O 1-0 surge logo aos 2 ou 3 minutos numa desatenção que deixou um jogador adversário isolado dentro da área frente ao Nuno...
O 2-0 aí aos 10' aproveitando o vento favorável e o adiantamento do Nuno para lhe meter a bola por cima.
A partir do 2-0 parece que a equipa assentou! Fizemos umas jogadas interessantes, 5 ou 6 remates à figura e outros para fora e acabámos por fazer o 2-1 de grande penalidade mesmo a acabar a 1ª parte.
O Quinta do Conde procurava rematar pela certa, gizando jogadas bem elaboradas, invariavelmente solicitando em profundidade um dos extremos que invariavelmente dava a bola atrasada para a frente da nossa área.


Na 2ª parte algumas mexidas no adversário aliadas ao facto de nós quebrarmos fisicamente, ditaram o desenlace do jogo.
No início da 2ª parte empatámos num bom lance do Sérgio Ventura.
O 3-2 surge de mais uma desatenção e mais um jogador isolado em frente ao Nuno...
Logo depois o 4-2 de forma idêntica, com o Nuno a sair à intercepção do lance, mas a chegar atrazado!
O 5-2... foi anulado, e bem, por indicação ao árbitro de alguns jogadores adversários. Num lance em que o Nuno desfaz o ponta-pé de canto a soco, a bola sobra para um adversário que a ajeita com as mãos e o árbitro, encoberto, não vê. O Nuno protestou bastante e 2 jogadores adversários disseram ao árbitro que o Nuno tinha razão... Atitude bem digna tanto dos nossos companheiros como do árbitro, pois já vimos alguns que não querem saber de fairplay.
Houve ainda um penalty desperdiçado e duas boas ocasiões às quais o Nuno se opôs bem, defendendo para canto.
Nós lutámos. Rematámos. Mas a partir dos 15' da segunda parte o cansaço não deixou fazer mais...

Jogo correcto, algumas faltas na luta do meio campo e consequente falta de paciência, mas nada demais a apontar. Uma arbitragem caseirita (he he he he), mas não mal-intencionada. Às vezes nós - jogadores - também não facilitamos o trabalho dos árbitros.

Excelente 3ª parte, em Fernão Ferro. Muito companheirismo, muita boa disposição, excelente.
No próximo ano não jogaremos com estes colegas, mas futuramente nos encontraremos novamente, pois são muito boa gente.


Para a memória fica esta foto, que imortaliza o momento.




De pé: Nuno Sousa, Paulo Silva, Afonso Pimentel, António Carvalho, Jaime Correia, Enderson Domingos, David Mariano, Tó-Zé "pinhão" e Abel.
Em baixo: Gonçalo, Jorge Carmo, Aníbal, Álvaro António, Zé Dias, Zé Borrego, Zé-Tó Carvalho e Sérgio Ventura.

sábado, 21 de abril de 2012

Jogo com o Concha Azul

Sábado, 21 de Abril de 2012 Peso - Santa Catarina (Caldas da Rainha)

Resultado: Velhas Guardas Concha Azul 5 - Veteranos Ginásio Alcobaça 1

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Jorge Carmo
MC: Carvalho
MC: Afonso Pimentel
ME: João Borrego
AA: David Mariano
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 0-0

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Zé Dias (Jorge Carmo)
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Álvaro
MC: Carvalho
MC: Afonso Pimentel (Jaime Correia)
ME: João Borrego
AA: Zé-Tó Carvalho
AA: David Mariano
Resultado 2ªparte: 5-1


Mais um jogo com os nossos amigos do Concha Azul.
Mais um jogo entre duas equipas do concelho de Alcobaça a terem que jogar num concelho vizinho por falta de campos nos concelho de Alcobaça com condições condigna à prática de futebol. Parece mentira mas é verdade...
O jogo começou sob algum sol envergonhado, uma ligeira brisa de norte.
O Concha entrou a pressionar e nós demoramos uns 10 minutos a acertar o passo. Uma primeira parte sem grande história, muito disputada a meio campo - disputa essa muito desgastante para quem tem poucos jogadores disponíveis, com pouquíssimos remates e uma única ocasião de golo para o Concha num lance em que o avançado surge isolado cara a cara com o Nuno tenta o chapéu e este defendeu para canto. De resto, muita disputa, muita luta e pouco mais...

A 2ª parte foi um descalabro. Começou a chover, tornando o sintético e a bola muito escorregadios.
O Concha apareceu com algumas mexidas e outra disposição táctica, abrindo o marcador na sequência de um remate de longe muito bem colocado que ainda embateu na trave.
O 2º golo surge no remate de longe em que o Apolinário foi traído pelas luvas e bola molhadas...
Logo a seguir um auto-golo... Equipa perdida, um 4º golo sem hipótese de defesa e o 5º é mais uma asneira...
O nosso surge na sequência de um choque entre o GR adversário e o central sobrando a bola para o Zé-Tó, que tocou para a baliza deserta.
Por fim, a  lamentar mais duas lesões...

A 3ª parte foi no Restaurante "O Cortiço", na recta da Tornada, um pouco antes das Caldas da Rainha. Um repasto 5* e uma confraternização do melhor...



.

sábado, 14 de abril de 2012

Jogo com o Seca Pipas

Sábado, 14 de Abril - 17h00
Campo do Pataiense - Pataias

Resultado: Seca Pipas 2 - Veteranos Ginásio 0

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Paulo Peça
MC: Jaime Correia
MC: Afonso Pimentel
ME: João Borrego
AA: Rui isqueiro (David Mariano)
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 1-0

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Paulo Peça
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Jorge Carmo
MC: Jaime Correia (Carvalho)
MC: Marco
ME: João Borrego
AA: Afonso Pimentel
AA: David Mariano
Resultado 2ªparte: 1-0

Chuva forte e vento inconstante. Dia escuro e frio.
Jogo muito repartido e muito disputado.
O Seca Pipas muito mais fresco. 1ª parte sem grandes ocasiões de golo.
O Seca Pipas apenas fez um remate da direcção da balisa e já de ângulo difícil, embatendo a bola em cheio no peito do Nuno que encaixou bem.
O golo do Seca Pipas é um autogolo esquisito em que os 2 centrais se atrapalharam mutuamente e um deles introduziu a bola na balisa antes que o Nuno a conseguisse agarrar...

Na 2ª parte o Seca Pipas acabou por fazer o 2-0 em outro lace esquisito.
Falhamos algumas oportunidades soberanas, daquelas que até o GR já está fora do lance!
O Seca Pipas foi melhor, sobretudo na 2ª parte e o resultado aceita-se.

A 3ª parte foi no Valado, um magnifico repasto caseiro onde nada faltou, desde optima comida caseira, vinho do melhor, sobremesas caseiras e muita, mesmo muita boa disposição.

Para a próxima época há mais!

sábado, 31 de março de 2012

Jogo com o Pousos

Sábado, 31 de Março - 17h00
Quinta do Pinheiro - Maiorga (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 3 - Pousos 1

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Jorge Carmo
MC: Jaime Correia
MC: Carvalho (Enderson 10')
ME: João Borrego
AA: Afonso Pimentel
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 2-1 (1-1 Enderson; 2-1 Jorge Vieira)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Álvaro
MD: Paulo Peça
MC: Enderson
MC: João Borrego
ME: Vítor Semião
AA: Afonso Pimentel
AA: Jorge Vieira
Resultado 2ªparte: 1-0

Céu nublado. Terreno algo irregular, relva alta e a rega a funcionar no período de aquecimento, com o terreno a ficar algo escorregadio em algumas partes do campo.
Tal como já tinha-mos verificado no jogo em Pousos, esta equipa troca muito bem a bola. Tem um meio campo muito bom tecnicamente. Dá gosto ver aqueles dois médio centro a jogar. O Pousos tem outro jogador bem acima da média, que joga no apoio ao ponta-de-lança sobre as alas e que passou pela 1ª divisão. É uma bela equipa.
O jogo foi muito disputado ao meio campo, sobretudo no miolo o que acabou por originar algumas picardias. Nada demais, mas desnecessárias... Às vezes basta um homem mais nervoso e...
O jogo começou com o João Borrego a ter algumas iniciativas individuais e a rematar de longe. Num desses remates a bola foi ao poste.
Logo no início do Jogo perdemos o Carvalho por lesão.
Foi o Pousos o primeiro a marcar, numa saída mal conseguida do Nuno que deixou a baliza desguarnecida.
Empatamos pelo Enderson num "balão" do meio da rua que entrou entre o GR e a trave da baliza.
Numa transição rápida o João Borrego vai à linha e cruza para o stricker Jorge Vieira finalizar de cabeça à vontade livre de marcação.
Terminou a primeira parte com 2-1, o GR adversário a ter algumas acções decisivas e o nosso a limitar-se a recolher bolas provenientes de centros ou ponta-pés de canto.

Na 2ª parte foi exigido um esforço suplementar a toda a equipa, visto desta vez ter comparecido muito menos jogadores do que o habitual.
A equipa esteve sempre muito unida e defendeu muito bem. Por vezes a diferença entre sofrer poucos ou muitos golos nem está na qualidade do adversário, mas na forma como se defende.
Muita luta a meio campo, jogo muito interessante, muito repartido, nós a acusarmos algum cansaço, e o Pousos a aparecer mais e a obrigar o Nuno a aplicar-se.
Num lance de insistência, quando se esperava o cruzamento do Vítor Semião, este remata ao ângulo mais próximo, sem hipótese para o GR adversário.
Lutou muito o Pousos, trocou bem a bola, mas acabou por não conseguir marcar.
Mais uma vez mostrou que tem uma bela equipa e que sabe muito bem jogar à bola.
Desta vez perdeu, mas foi um digno vencido que tudo fez por vencer o jogo.
Por vezes um homem mais nervoso pode desestabilizar um jogo. Felizmente nada demais se passou...

3ª parte no restaurante "O Telheiro" em Alcobaça, jantar patrocinado pela Junta de Freguesia de Alcobaça, a quem nós entregámos uma pequena lembrança sob forma de agradecimento por todo o apoio que a Junta de Freguesia nos vem prestando já há vários anos. Temos no elenco da Junta verdadeiros Alcobacenses e destacamos a Presidente Dª Manuela Pombo e o seu Vice-Presidente José Luis Silvério. O nosso muito obrigado.

sábado, 10 de março de 2012

Jogo com o Fátima

Sábado, 10 de Março - 17h30
Fátima

Resultado: Fátima 5 - Veteranos Ginásio 0


Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: David Mariano
MC: Carvalho
MC: Jaime Correia
ME: João Borrego
AA: Rui "isqueiro"
AA: Zé-Tó
Resultado 1ªparte: 2-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Paulo Peça
CD: Abel
CD: Aníbal (Vítor Semião - MD)
DE: Álvaro
MD: Enderson (DC)
MC: Afonso Pimentel
MC: João Borrego (Tó-Zé "pinhão")
ME: Jorge Carmo
AA: Afonso Pimentel
AA: Jorge Vieira
Resultado 2ªparte: 3-0


Belo dia, alta temperatura para a época.
Relvado em muito mau estado junto a ambas as balizas mas sobretudo na baliza nascente - onde actuou o nosso GR na 2ª parte, sem relva, fazendo uma barroca em areia, tipo caixa de areia... É uma zona muito difícil para os GR, dado o desnível e onde o chão parece que foge debaixo dos pés e a bola sofre efeitos bem caprichosos quando bate na areia. Maior dificuldade para o nosso GR, que não estando habituado, sentiu muito o efeito de pisar tais terrenos.
O Fátima tem uma bela equipa, jovem e muito forte fisicamente, muito competitiva e que troca extremamente bem a bola, quase sempre rente à relva em 1 ou 2 toques, fazendo de forma aérea rápidas variações de flanco. É uma equipa recheada de jogadores com muitos anos de experiência.
O seu jogo assenta, sobretudo, em 5 ou 6 jogadores que devem ter deixado de jogar futebol "sénior" há muito pouco tempo e que jogaram os 80 minutos sempre num ritmo bem elevado, praticamente sem quebras.
Destaque para os 4 jogadores do meio campo, que jogaram todo o jogo. Há ali muito bom futebol.

Nós entramos como de costume, sem complexos, a tentar pegar no jogo logo desde o início, mas nem sempre as coisas saem bem. O Fátima não estava ali para facilitar e cedo, fruto da pressão alta, nos empurraram para junto da nossa área, o que tornou muito mais difícil a nossa movimentação ofensiva e provocou enorme desgaste físico em todos os jogadores.
Na primeira parte, os lances de maior perigo do Fátima nasceram dos pontapés de canto, devido à maior envergadura física dos jogadores do Fátima. Já havia mais de meia hora de jogo quando, na ressaca de um ponta-pé de canto, nasce o 1º golo, marcado com o peito pelo jogador do Fátima, deixado à vontade junto ao 2º poste.
Foi também nessa 1ª meia hora que ainda criamos algumas ocasiões de perigo.
O 2º golo surgiu pouco depois do 1º, com o avançado do Fátima a isolar-se à entrada da área, entrando à vontade na área e marcando facilmente...

Na 2ª parte tudo se complicou... Mais 3 golos sem resposta, como Nuno muito mal na fotografia em todos eles!

Mesmo tirando a pouco conseguida prestação do nosso GR, será seguro dizer que este Fátima não é bem do nosso campeonato!

Óptima 3ª parte. A comer é que ninguém nos bate...

sábado, 3 de março de 2012

Jogo com o Seca Pipas do Valado dos Frades

Sábado, 3 de Março - 16h00
Quinta do Pinheiro - Maiorga (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Seca Pipas 0


Equipa 1ªparte:
GR: Apolinário
DD: Álvaro
CD: Pinto
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Jorge Carmo
MC: Carvalho
MC: Jaime Correia
ME: João Borrego
AA: David Mariano
AA: Enderson
Resultado 1ªparte: 0-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Pinto (Enderson)
DE: Sérgio
MD: João Batalha (Carvalho)
MC: Afonso Pimentel
MC: João Borrego
ME: Paulo Peça
AA: Rui "isqueiro"
AA: Zé Tó Carvalho
Resultado 2ªparte: 1-0 (auto-golo)

Belo dia para se jogar futebol. Corria uma pequena aragem de sul a puxar chuva.
Recebemos os nossos companheiros do Valado dos Frades, com quem nunca havia-mos jogado, mesmo sendo a equipa que se situa mais próximo de nós.
Foi um jogo agradável, muito repartido e disputado, sem qualquer dureza ou outro tipo de ocorrência.
Destaque para o GR do Seca Pipas, o conhecidíssimo Caica, que fez umas quantas boas defesas...
O golo surge quando caminhávamos para o final do jogo, num lance em que o Rui "isqueiro" se preparava para se isolar e o CD adversário em esforço toca a bola na direcção da sua baliza, deixando o GR sem reacção.

O jantar desta feita ocorreu em casa do Jorge Carmo. Mais um javali na brasa... he he he, para comer e beber não há como nós! 42 kg de carne grelhados pelo "cook" de serviço o "multi-funções" Aníbal.


Quinteto maravilha... Haja javali!!!


O que fazia ali o marcador do golo no meio dos adversários???!!!






Olha que dois...

Duo imbatível, dupla atacante: Rui "isqueiro" acompanhado pelo Zé-Tó!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jogo com o Marinhense

Sábado, 4 de Fevereiro - 16h00
Quinta do Pinheiro - Maiorga (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Marinhense 2

sábado, 28 de janeiro de 2012

sábado, 7 de janeiro de 2012

Jogo com o Fátima

Sábado, 7 de Janeiro - 15h30
Quinta do Pinheiro - Maiorga (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Fátima 2

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Abel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Jorge Carmo
MC: Carvalho
MC: João Borrego
ME: Vítor Semião (Jaime Serrano)
AA: David Mariano
AA: Afonso Pimentel
Resultado 1ªparte: 0-0

Equipa 2ªparte:
GR: Apolinário
DD: Álvaro
CD: Enderson
CD: Aníbal
DE: Jaime Serrano
MD: Paulo Peça
MC: Afonso Pimentel
MC: Pinto
ME: Tó Zé "pinhão"
AA: David Mariano
AA: Zé Tó Carvalho
Resultado 2ªparte: 1-2 (1-1 Pinto)

Tarde de sol, no primeiro jogo de 2012.
Jogo disputado no campo principal da Quinta do Pinheiro.
Jogo bem disputado, com ambas as equipas trocando bem a bola.
Dispusemos de mais ocasiões de golo, sobretudo na 2ª parte, mas o Fátima foi mais feliz e marcou.
Durante a 1ª parte o Nuno fez uma única defesa ao opor-se bem ao remate do avançado do Fátima quando este se isolou. O Fátima teve uma bola no poste num livre directo. O empate aceita-se, mas nós tivemos algumas oportunidades que por mérito do GR adversário ou nosso demérito não deram em golo.
A 2ª parte foi igual, com os jogo repartido mas nós com maior caudal ofensivo. Aproveitou bem o Fátima para marcar por duas vezes no contra-golpe, com o Apolinário a ter que se aplicar por diversas vezes e nós a falhar a baliza com ela escancarada...
Menos bem esta 2ª parte em termos disciplinares!
3ª parte de salutar convívio.