quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Balanço de 2012

Caros sócios e amigos dos Veteranos:

Estamos a chegar ao fim do ano de 2012, um ano que marca, de certa forma, o crescimento sustentado desta jovem Associação.

Este ano é marcado sobretudo por duas situações de maior destaque: a viagem à Alemanha e a sede.

Foi um facto marcante a nossa deslocação em Junho a Oberwolfach em plena Floresta Negra Alemã a convite do alcobacense Vítor em retribuição à visita que os Veteranos do Oberwolfach nos haviam feito em 1998.
Esse feito foi amplamente noticiado nos orgãos de comunicação social locais e é do conhecimento público que fomos exemplarmente recebidos pelos nossos conterrâneos, mas não só, pois também os alemães nos receberam de forma calorosa.
Acompanharam-nos, tal como já havia acontecido em 2011 aquando da nossa deslocação a Estocolmo, alguns dos nossos amigos: o dr. Arnaldo Homem Rebelo, o José Timóteo Matos, o José Marques, os médicos Dr. José Gomes e Dr. Diogo, o António José Henriques e o José António Paiva.

Continuámos a realizar os nossos convívios entre todos os sócios e alguns patrocinadores e amigos, sempre que possível, ora assando um "belo" dum javali, ora umas deliciosas sardinhas. Este ano assámos um javali aquando do jogo com o SECA PIPAS a contar para a época 2011/12 e no final da época assámos um porco preto oferta do nosso colega Álvaro António.


Relativamente ao dossier "SEDE":

Outro facto marcante foi a assinatura, em Setembro, de um protocolo com o Município de Alcobaça em que este nos cedeu uma sala no Mercado de Alcobaça onde, a partir dessa data, passou a funcionar a nossa sede social.
Com a cedência do espaço, acabaram, assim, as Assembleias Gerais em restaurantes e no mês de Outubro já pudemos realizar uma Assembleia Geral Extraordinária na privacidade do nosso lar!
No nosso lar colocamos uma máquina de café e comprámos um frigorífico e instalamos a SportTV. Já possuímos algum conforto para nos reunirmos a ver um bom jogo de futebol.
No entanto, um longo caminho há ainda a percorrer. O próximo passo é arranjar mobiliário que substitua o que lá se encontra, pois esse tem dono que mais cedo ou mais tarde o irá reclamar.


Este ano de 2012 marca também o desaparecimento prematuro do nosso amigo Arnaldo, o advogado Arnaldo Homem Rebelo, em cujo escritório anteriormente estava domiciliada a nossa sede e a quem nós devemos precioso contributo dado na questão da sede junto da edilidade.
Para além deste reconhecimento público pelo papel desempenhado pelo dr. Arnaldo, temos a agradecer ao elenco camarário esta cedência, sobretudo ao sr. Presidente dr. Paulo Inácio e o sr. Vereador do Desporto José Vinagre, cujo interesse e intervenção pessoal  de ambos permitiu que este objectivo fosse atingido.
Publicamente, e ainda no domínio do dossier "sede", é também meu dever enaltecer o contributo inexcedível do atleta Rui Alexandre e, pela sua sempre presente disponibilidade, do meu Vice-Presidente Jaime Correia.


Recentemente, aquando da inauguração da sede, contámos com as presenças do sr. Presidente do Município dr. Paulo Inácio, do sr. Presidente da Assembleia Municipal dr. Castelhano, do sr. Vereador do Desporto José Vinagre, por ausência por motivos de saúde da srª. Presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça Dª Manuela Pombo do sr. Secretário da Junta de Freguesia de Alcobaça José Luis Silvério e do Vogal Nelson Silva, assim como com a presença do sr. Presidente da Direcção do Ginásio Clube de Alcobaça Manuel Delgado, entre outras individualidades.
No jantar convívio estiveram também presentes 4 elementos que faziam parte do plantel do Nosso Ginásio que há 30 anos e meio subiu à 1ª Divisão Nacional, o "capitão" Alberto Manuel, o Álvaro Fernades, o Paulo Silva e o incontornável Dedeu, assim como um dos médicos do clube nessa época de 1981/82, o Dr. José Gomes.
Nesse jantar, para o qual foram convidados todos os sócios da Associação, para além de todos os patrocinadores, contámos com a presença, também, de alguns amigos e da equipa do SECA PIPAS de Valado dos Frades, num total de 61 pessoas. Por parte dos nossos patrocinadores ou beneméritos, apenas alguns se fizeram representar, e desde já destaco:
- o Município de Alcobaça
- a Junta de Freguesia de Alcobaça
- a Policlínica da Benedita e a Farmácia Alves da Benedita representadas pelo sr. José António Henriques
- a Jodisarte do nosso colega José Dias
- a Sistema II - Contabilidade do nosso colega dr. Jorge Vieira
Por outros afazeres não puderam estar presentes os representantes da INTERFER, da FEDIMA/RECAUCHUTAGEM 32, da STONE FOREVER, da JULIPEDRA, da MELGAÇO RESTAURAÇÃO, da ARTEATACA, da GENERALI e da QUINTA DO PINHEIRO



Desportivamente:

Desportivamente falando, a época 2011/12 que terminou em Junho já foi bem melhor do que a anterior e a época desportiva de 2012/13, que se iniciou em Setembro, tem-nos corrido muitíssimo melhor do que as anteriores, conforme atesta o mapa abaixo.
Para isso muito contribuiu a forma de jogar e de encarar os jogos e a integração de dois novos atletas com muitos anos de futebol federado e que recentemente terminaram as suas carreiras: o Sérgio Ventura e o Rúben Silva, este último o melhor marcador de sempre do Nosso Ginásio.

Temos a registar, quando nesta altura levamos 40% da época desportiva de 2012/13 decorrida, que levamos um saldo francamente favorável de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e 18 golos marcados contra 16 sofridos.


Neste momento o melhor marcador da equipa é o inevitável Rúben com seis golos, seguido do Sérgio Ventura com 4. Com 2 golos aparecem o Zé-Tó Carvalho e o Enderson Domingos.
Eu, que devido à lesão do Apolinário estou como único guarda redes do grupo desde o 2º jogo, levo 15 golos sofridos, graças ao trabalho solidário da equipa, que tem defendido quase sempre muito bem, dando poucas oportunidades aos adversários de rematarem à baliza que defendo.

Na minha opinião, no plano desportivo, o meu Vice-Presidente Jaime Correia tem feito um excelente trabalho na condução da equipa e, no plano extra-desportivo, na ajuda que me tem dado nos aspectos burocráticos e de logística, assim como o meu Tesoureiro Jorge Carmo, que tem sido desde o início deste mandato o responsável máximo pelas contas e que conta com a minha total confiança a todos os títulos. Tenho sido um privilegiado por ter na Direcção que presido estes dois Homens.
Tenho, também, sido um privilegiado por ter a colaboração de TODOS os Veteranos, uns de forma mais presente e empenhada do que outros, mas todos puxando no sentido do enaltecimento desta nossa Associação, do nome de Alcobaça e do Nosso Ginásio.

Muito mais haveria a dizer, espero não me estar a esquecer de ninguém e  espero seriamente que ninguém se sinta injustiçado por não ver neste meu texto os seus esforços reconhecidos.

Votos de um santo Natal e de um próspero ano novo,
Nuno Sousa - Presidente da Direcção


sábado, 15 de dezembro de 2012

Jogo com o Pinheiro de Loures

Sábado, 15 de Dezembro - 17h00
 Pinheiro de Loures

Resultado: Sporting Pinheiro de Loures 1 - Veteranos Ginásio 1

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Paulo Peça
CD: Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego
MD: Abel
MC: Carvalho
MC: Marco
ME: Vítor Semião
AA: Sérgio Ventura
AA: Zé-Tó
Resultado 1ªparte: 1-0

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Afonso Pimentel
CD: Aníbal
DE: Paulo Peça
MD: João Batalha
MC: Carvalho
MC: Sérgio Ventura
ME: Jorge Carmo
AA: David Mariano
AA: Enderson
Resultado 2ª parte: 0-1 (Enderson)

 Após 10 dias de chuva intensa, que inclusive ditou o adiamento de alguns jogos, foi com alguma apreensão que encaramos esta deslocação a Loures. No entanto, assim que passámos a zona de Rio Maior a chuva parou e pudemos constatar que na região de Lisboa não havia chovido durante o dia de sábado, pelo que o sintético do Pinheiro de Loures se encontrava seco.
Encontrámos um clube humilde e gente que nos recebeu muito bem. O convívio iniciou-se ainda antes do jogo.
O campo é um pouco estreito, a distância entre as linhas de grande área e as linhas laterais rondará os 3 metros, o que torna o jogo todo muito mais compacto.
Para este jogo contámos com 16 elementos, pelo que a alguns foi exigido um esforço suplementar...
O jogo começou como de costume com muita luta pela posse de bola, sobretudo no meio campo, também fruto da tal largura do campo. Tal como já tinha-mos tido possibilidade de constatar no 1º jogo, o Pinheiro de Loures tem uma bela equipa, constituída por alguns jogadores bem encorpados, rápidos e que trocam muito bem a bola.
A 1ª jogada de perigo é nossa, com o Sérgio Ventura a isolar-se e à saída do GR tenta o chapéu, indo a bola cair em cima da rede da baliza. Depois, um remate já dentro da área que sai a rasar ao poste...
A 1ª jogada de golo do Pinheiro de Loures acontece já a meio da 1ª parte, quando um avançado se isola e remata, defendendo o Nuno para o seu lado direito, sendo a bola recuperada por um adversário que cruza para o mesmo avançado rematar novamente mas mais em jeito e fora do alcance do Nuno, indo a bola embater no poste e cruzando toda a linha de golo...
O golo do Pinheiro de Loures surge após mais uma rápida jogada de ataque, com o jogador a entrar pela área junto à linha de fundo, centrando rasteiro, o Nuno lançando-se à bola e quando a encaixava nas mãos, eis que surge o jogador do Pinheiro de Loures a pontapear a mão direita do Nuno e a bola segue devagarinho para dentro da baliza! O árbitro diz que não viu, o Nuno protesta e mostra as costas da mão com a marca da biqueirada e já a inchar, mas o golo estava validado... Tudo bem, gente simpática e educada, mas a bola estava na mão do GR e a marca do pontapé estava lá!
Mais uma ou outra jogada de perigo junto a ambas as balizas, com o GR do Pinheiro de Loures sempre em grande destaque e o Nuno fisicamente inferiorizado.
Uma primeira parte de muito boa qualidade de ambas as equipas.

A 2ª parte foi um grande jogo de futebol! Este ano temos sido uns privilegiados, pois temos apanhado equipas que jogam bem e que se preocupam em jogar à bola e muito pouco com quezílias ou contestar a arbitragem. Foi uma grande partida de futebol!
O Pinheiro de Loures continuou na sua senda de lançamentos para os avançados e nós com um futebol mais apoiado, mas muita disputa de bola a meio do campo. Volta e meia o David Mariano lá pegava na bola e criava uns desequilíbrios, mas que invariavelmente acabam por se perder na defesa ou saia remate alto!
Na equipa do Pinheiro de Loures há a registar a saída de dois jogadores influentes devido a maselas próprias do piso, o que de certa forma enfraqueceu um pouco a equipa.
Até ao empate, decorriam uns 30 minutos da 2ª parte, o Nuno ia sendo um mero espectador, limitando-se a recolher bolas e a desfazer cruzamentos...
Após o empate o Pinheiro de Loures tentou chegar novamente à vantagem e desguarneceu um pouco mais a sua defesa, o que ocasionou alguns calafrios ao seu bravo guardião. A coisa de 2 minutos do final do jogo, este faz a defesa do jogo, indo buscar um remate rasteiro à entrada da área junto que entraria junto à base do seu poste direito.

O jogo terminou empatado, um resultado que se aceita, embora ambas as partes tudo tenham feito para vencer. Foi um grande jogo de futebol.
A lamentar apenas a lesão do "Pica", jogador do SC Pinheiro de Loures, que torceu um pé e do Nuno, que saiu com uma micro-ruptura muscular e com a mão direita inchada. Supomos que não se trata de nada que não seja rapidamente recuperável.

Na 3ª parte novo empate! Na 3ª parte nós costumamos ganhar com avanço, mas estes nossos companheiros do Pinheiro de Loures são do mesmo calibre! Comeu-se e bebeu-se, rejubilou-se com o golo do adversário do Benfica, da mesma forma que já antes o mesmo tinha acontecido com o penalty do Wolfsvinkel, se é assim que se escreve esse nome, mas compreende-se bem mesmo que esteja mal escrito.

São Pedro ajudou-nos e na viagem de volta também não tivemos chuva.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Jogo com os Seca Pipas

Sábado, 1 de Dezembro - 180h00
Alfeizerão - (Alcobaça)

Resultado: Veteranos Ginásio 1 - Seca Pipas 3

Equipa 1ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Zé Dias
CD: Afonso Pimentel
CD: Enderson
DE: Álvaro António (Zé Borrego)
MD: João Batalha (Marco Crisóstomo)
MC: Carvalho
MC: David Mariano
ME: Jorge Carmo
AA: Rui "isqueiro"
AA: Jorge Vieira
Resultado 1ªparte: 0-1

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno Sousa
DD: Paulo Peça
CD: Alberto
CD: Paulo Silva (Abel)
DE: Zé Borrego (João Borrego)
MD: Vítor Semião
MC: Marco (António Pinheiro)
MC: Sérgio Ventura
ME: Álvaro (Tó Zé "pinhão")
AA: Rúben
AA: Zé-Tó
Resultado 2ª parte: 1-2 (Rubén)

Este dia era, para nós, um dia muito especial, por três razões:
1ª qualquer dia de jogo é uma ocasião especial, mas jogar contra malta amiga é muito especial
2ª após o jogo iria-mos inaugurar oficialmente a nossa sede
3ª contava-mos com a presença de 3 jogadores que há 30 anos integravam o plantel do Ginásio que subiu à 1ª Divisão nacional: o Paulo Silva, o Álvaro e o "capitão" Alberto.



O jogo começou meia hora após a hora prevista, pois antes desenrolou-se um Concha Azul vs Campo, também em veteranos.
O Seca Pipas é uma equipa muito organizada e agora arranjaram um guarda-redes a sério (ha ha ha ha ha, oh Caica, toma e embrulha, ha ha ha ha)... Deixe-mo-nos de brincadeiras!
O jogo sempre muito repartido, muito trabalhado, o Seca Pipas joga muito em lançamentos para as costas da defesa.
Um mau passe na nossa defesa isolou o avançado do Seca Pipas, que não esperava tal presente, mas o Nuno opôs-se bem.
Uma jogava individual (não sabe jogar de outra forma!) do Rui "isqueiro", sabe-se lá como acabou por cruzar apertado já dentro da pequena área para o Jorge Vieira, que também dentro da pequena área atira ao lado!!! Nesta altura já o "isqueiro", numa das sua jogadas individuais, tinha atirado à barra.
Num livre directo o Nuno defende para o lado e surge isolado um jogador adversário a empurrar a bola para a baliza. Nunca ninguém se lembra de dar cobertura ao GR!!!
Noutro livre directo a bola bate por cima da barra da nossa baliza, mas o Nuno estava a controlar.
Do lado de lá, mais uma bola no poste.
O resultado da primeira parte tem que se aceitar, pois acenta que nem uma luva a velha máxima de que quem não marca, sofre!

Na segunda parte muitas mexidas na equipa, sectores desligados, muitos passes laterais na defesa, muitos passes transviados, em que um deles deu golo, os sectores muito afastados, montes de espaço para o Seca Pipas jogar como gosta, etc... Mauzinho!
Nem começámos mal, com o Rúben a empatar o jogo.
Mas depois, um mau passe, pouca gente a defender, 2 jogadores do Seca Pipas sem marcação à entrada da área e um deles rompe pela àrea só com o Nuno pela frente e por detrás dele uma baliza enorme... Golo, claro! Nuno para um lado, bola para o outro!!!
Nós bem tentava-mos, mas as coisas não saiam e o Seca Pipas sempre muito bem organizado, até que um mau alívio junto à linha de fundo e a insistência do avançado do Seca Pipas, deram num grande golo, daqueles que faz levantar um estádio! O Nuno ainda se esticou, mas o remate cruzado levava selo de golo, levando a bola a embater no porte junto ao ângulo superior direito antes de entrar.
Nós podia-mos ter feito mais um golo, pois tornámos a ter uma bola no ferro e algumas jogadas de muito perigo, mas não era a nossa noite...

De seguida rumá-mos à sede para, com a presença do senhor Presidente do Município, do senhor Vereador do Desporto, alguns membros da Junta de Freguesia e do senhor Presidente da Direcção do Ginásio, proceder-mos à inauguração da sede.





A terceira parte foi do melhor, desta feita no restaurante "Corações Unidos", ali paredes meias com o Mosteiro. 61 pessoas a jantar! Não é todos os dias que podemos contar com as presenças do Presidente do Município dr. Paulo Inácio, do Vereador do Desporto José Vinagre, do Presidente da Assembleia Municipal dr. Castelhano, do Secretário da Junta de Freguesia José Luis Silvério e do Vogal Nelson, do Presidente da Direcção do Ginásio Manuel Delgado e, claro está, de 4 dos elementos e de um dos médicos que constituíam o plantel do Ginásio há 30 anos aquando da subida à 1ª Divisão Nacional.



Ambiente espectacular! Muitos discursos, muitos agradecimentos e muitas palmas!