sábado, 22 de outubro de 2011

Homenagem a João de Matos Moura LOURENÇO

Fomos, pela comissão que organizou a homenagem ao LOURENÇO, convidados a participar no evento, efectuando um jogo com o Sporting Clube de Portugal, convite ao qual acedemos com muita honra e orgulho.

JOÃO DE MATOS MOURA LOURENÇO, nasceu em Alcobaça há 70 anos. Conhecido em Alcobaça como MOURA e no mundo como LOURENÇO, fez o seu percurso futebolístico em apenas 3 clubes: no Ginásio nos júniores e séniores na III Divisão, na Académica de Coimbra e no Sporting. Foi internacional júnior e era o Nº8 da Selecção Nacional que disputou o Mundial de 1966 em Inglaterra - Os Magriços.
Ficou célebre por ter marcado 4 golos ao Benfica no Estádio da Luz, num Benfica 2 - Sporting 4.

Fernando Caréu (Director do Ginásio), Manuel Delgado (Presidente do Ginásio) e João Moura



Jogo com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Estádio Municipal de Alcobaça, 2011/10/22 - 11H00


Resultado: Veteranos Ginásio 2 - Veteranos Sporting 2


Equipa 1ªparte:
GR: Nuno
DD: Zé Dias
CD: Pinto
CD: Aníbal
DE: Zé Borrego (Cap)
MD: David
MC: Jaime Correia (João Borrego)
MC: Carvalho
ME: Vítor Semião
AA: Jorge Vieira
AA: Rui "isqueiro" (1)
Resultado 1ªparte: 1-1 (Rui "isqueiro" 1-0)

Equipa 2ªparte:
GR: Nuno
DD: Álvaro
CD: Pinto
CD: Aníbal
DE: Sérgio
MD: Paulo Peça
MC: David
MC: João Borrego (1)
ME: Jorge Carmo
AA: Rui isqueiro (Zé-Tó)
AA: Tó-Zé "pinhão"
Resultado 2ªparte: 1-1 (João Borrego 2-2)




Manhã ensolarada e uma ligeira brisa inconstante.
O Sporting apresentou-se com uma comitiva de 27 elementos. Muitas caras conhecidas de todos.

Um jogo que para nós foi de de muito esforço e entrega total, contra uma equipa recheada de jogadores que fizeram do futebol profissão, alguns foram campeões nacionais e outros internacionais.

O Sporting entrou a carregar, canalizando muito jogo pela esquerda pelo Alberto e Fernando Mendes, alternando com jogo pela direita pelo Freire e José Eduardo, assim como pelo João Pinto que também descaia mais para a direita. Os lances de apuro sucediam-se... Invariavelmente, o Sporting rematava e a bola era interceptada ou defendida, mas na maioria das vezes a bola não acertava com a baliza e o Nuno batia o ponta-pé de baliza e aí vinham eles novamente...

Até que num desses lances que nasce no ponta-pé de baliza, a bola é passada ao Rui "isqueiro" que arranca ainda do nosso meio-campo, engana o central sportinguista e surge isolado em frente ao Melo, atirando a contar e fazendo o 1-0.

A partir daí a pressão do Sporting acentuou-se e teve uma ocasião magnífica para marcar que foi muito bem defendida pelo Nuno e, num livre directo a mais de 30m da baliza, o Fernando Mendes atirou com estrondo à quina da baliza... Quem sabe nunca esquece!

E num lance mal ajuizado, o árbitro assinala penalty sobre o Fernando Mendes, quando a falta foi quase 1 metro fora da área. O Freire marca o penalty para a direita do Nuno, que se lançou para a esquerda. Estava feito o empate...


Na segunda parte mais do mesmo. O Sporting apresentou-se com uma equipa completamente nova e mais jovem e carregou, carregou, carregou...

Até que num ponta-pé de canto o Nuno saiu em falso e o jogador do Sporting, à vontade, cabeceia para a baliza deserta. Estava feito o 1-2!

"O diabo do GR tinha logo que falhar agora", pensa o mister Jaime Correia.

O jogo prosseguiu sempre com um Sporting superior e nós sempre a fazer pela vida. Aqui, mais uma ocasião soberana para o Sporting, com o defesa esquerdo a aparecer isolado na pequena área, a rematar junto ao poste e o Nuno a oferecer o corpo à bola.

Nesse período também dispusemos de uma boa ocasião pelo Tó "pinhão" que poderia ter empatado...
Até que, já faltava pouco para acabar o jogo, o João Borrego fez o que costuma fazer muito bem, tal como já havia feito na Suécia e do meio da rua manda uma bomba indefensável. Estava feito o empate!

O Sporting ainda tentou desfazer o empate, mas o remate é desviado pelo GR...

Pouco depois o jogo acabou...


A arbitragem do Miguel Cavém - suposto benfiquista!! - e seus pares Horácio e Tomé, foi muito pouco caseira... Um penalty mal assinalado, 2 ou 3 cantos em que a bola não saiu... Eh pá, oh Miguel, atão??!! Mas de resto, arbitragem impecável, sobretudo no capítulo disciplinar...


Seguiu-se a homenagem no Restaurante "O Ferreiro" nos Carris de Évora de Alcobaça.


Nota: o Fernando José disponibiliza as fotos mediante encomenda. Contacto através de http://facebook.com/fernandojosefoto

Sem comentários:

Enviar um comentário